O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum representando mais da metade dos diagnósticos da doença. No Brasil, por exemplo, são diagnosticados 120 mil novos casos por ano. A patologia é causada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõe a pele. Dependendo das áreas afetadas, podemos classificar o câncer de pele em três tipos: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma. Quando identificada precocemente, a doença pode ser tratada cirurgicamente, por meio da cirurgia de câncer de pele. No entanto, quando o tipo de câncer é o melanoma, pode ocorrer a metástase (quando o tumor se espalha para o restante do corpo); nesse caso, o tratamento deve ser sistêmico.
Todos os casos de câncer de pele, independentemente da letalidade, devem ser diagnosticados e tratados precocemente pois podem resultar lesões mutilantes ou desfigurantes em áreas expostas do corpo. Para evitar essas complicações da doença, existem diferentes opções de cirurgia para câncer de pele.
Nessa cirurgia, o tumor e uma borda adicional de pele sadia são removidos com um bisturi. Posteriormente, os tecidos são examinados ao microscópio para verificar se todas as células cancerosas foram retiradas. Por possuir altos índices de cura, essa opção é amplamente usada no caso de tumores recorrentes.
Nesta técnica, o médico cirurgião retira o tumor e um fragmento de pele ao redor com uma cureta. Depois, o material é analisado ao microscópio. O procedimento preserva boa parte dos tecidos sadios, sendo indicado para casos de tumores mal-delimitados ou quando o câncer está espalhado em áreas crítica,s como a face (onde cirurgias podem causar cicatrizes extensas e desfiguração).
O Dr. Leonardo Macedo está sempre atualizado com as novidades da medicina e proporciona o melhor tratamento clínico para melhorar a qualidade de vida de nossos clientes.
Com uma infraestrutura especializada e um atendimento personalizado, recupere a qualidade de vida.