A cirurgia de câncer de cabeça e pescoço é necessária para eliminar alguns tipos de câncer que estão presentes em diversas regiões aero digestivas, como a língua, a região das gengivas, das amígdalas e na laringe (onde a voz se forma).
É importante frisar que a cirurgia não está relacionada aos problemas que tenham relação com o sistema nervoso central do paciente, mas sim, ao surgimento de nódulos na região citada.
Temos diversos tipos de câncer na região da cabeça e pescoço, sendo os mais comuns os que costumam aparecer nas células mais superficiais, com o nome de carcinomas escamosos, que representam mais de 90% dos casos.
Existem cinco estágios da doença:
Nestes estágios, o tumor está concentrado na região de origem e no máximo, atinge as regiões mais próximas. Porém, a possibilidade de cura é bem maior por causa da concentração do nódulo. O tratamento pode acontecer por cirurgia com a radioterapia.
São os estágios mais avançados do câncer – afetando os linfonodos – levando a célula cancerígena para outras regiões do pescoço e afetando regiões mais extensas. Neste caso, a escolha do tratamento deve ser avaliada de forma a preservar a função estética e a funcional.
A cirurgia deverá ser utilizada para retirar o nódulo e a radioterapia será utilizada posteriormente.
É o estágio mais avançado do câncer, quando está em uma fase mais avançada e a doença se espalha para outras regiões do corpo. Para controlar as metástases, o tratamento é feito com o uso da cirurgia, com o auxílio da quimioterapia e radioterapia.